Anodização de Alumínio

O que é Anodização?

Anodização é um processo eletroquímico que promove uma formação de película na superfície do alumínio melhorando seu aspecto, garantindo uma vida útil prolongada e tornando-o mais resistente a corrosão e a riscos.

Para que serve?

Serve para melhorar o aspecto, aumenta sua resistência à corrosão e a riscos, e prolonga sua vida útil. Em alguns casos serve também para coloração do material.

Como é o processo de anodização?

O processo de anodização é simples e garante a qualidade do material, podendo em seu resultado final deixá-lo com aspecto fosco, brilhante ou leitoso. Este processo não altera o peso nem as dimensões do alumínio. Para chegar ao resultado de brilhante, fosco ou leitoso seguimos os processos de anodização descritos abaixo:

Brilhante:

O material é primeiramente lixado para tirar defeitos de extrusão e polido em seguida, é colocado em suportes específicos conhecidos como gancheiras onde é amarrado de forma que possa ser levado aos tanques para o processo de anodização. Devidamente fixado nos suportes, é colocado no tanque de anodização que possui acido sulfurico onde o material fica depositado e em contato com a corrente elétrica, caracterizando um processo eletroquímico, promovendo a formação de uma película protetora, dando ao material uma superfície mais uniforme e resistente. Após a conclusão do processo de anodização, o material é retirado e inserido em dois tanques com água, seqüencialmente preparados para enxágüe, removendo o excesso de produtos químicos. Em seguida o mesmo é colocado no tanque de selagem, onde ocorre o processo de fechamento dos poros do alumínio.

Fosco:

O material é colocado nas gancheiras onde é amarrado de forma que possa ser levado aos tanques para o processo de Fosqueamento e anodização. Devidamente fixado nos suportes, é colocado no tanque para banho de soda cáustica, que queima a superfície do alumínio, este processo é conhecido como fosqueamento. Em seguida, o material é lavado retirando o excesso de soda, e colocado no tanque para banho de ácido nítrico, removendo óxidos, óleos, gorduras e outros resíduos contaminantes da superfície do alumínio no processo de desengraxe. Concluído este processo, o material é colocado no tanque de anodização que possui acido sulfúrico onde o material fica depositado e em contato com a corrente elétrica, caracterizando um processo eletroquímico, promovendo a formação de uma película protetora, dando ao material uma superfície mais uniforme e resistente. Após a conclusão do processo de anodização, o material é retirado e inserido em dois tanques com água, sequencialmente preparados para enxague, removendo o excesso de produtos químicos. Em seguida o mesmo é colocado no tanque de selagem, onde ocorre o processo de fechamento dos poros do alumínio.

Leitoso:

O material é primeiramente lixado para tirar defeitos de extrusão e polido em seguida, é colocado em suportes específicos conhecidos como gancheiras onde é amarrado de forma que possa ser levado aos tanques para o processo de anodização. Devidamente fixado nos suportes, é colocado no tanque para banho de soda cáustica, que queima a superfície do alumínio deixando com o aspecto leitoso. Em seguida, o material é lavado retirando o excesso de soda, e colocado no tanque para banho de ácido nítrico, removendo óxidos, óleos, gorduras e outros resíduos contaminantes da superfície do alumínio no processo de desengraxe. Concluído este processo, o material é colocado no tanque de anodização que possui acido sulfúrico onde o material fica depositado e em contato com a corrente elétrica, caracterizando um processo eletroquímico, promovendo a formação de uma película protetora, dando ao material uma superfície mais uniforme e resistente. Após a conclusão do processo de anodização, o material é retirado e inserido em dois tanques com água, seqüencialmente preparados para enxague, removendo o excesso de produtos químicos. Em seguida o mesmo é colocado no tanque de selagem, onde ocorre o processo de fechamento dos poros do alumínio.

FONTE : ANOTEC

http://www.anotec.com.br/Anodizacao.asp