Fluoropolímero

FLUORPOLÍMERO

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Um fluoropolímero é um polímero baseado em fluorcarbonos com múltiplas fortes ligações carbono–flúor. É caracterizado por uma alta resistência a solventes, ácidos e bases.

Fluoropolímeros foram acidentalmente descobertos em 1938 pelo Dr. Roy J. Plunkett quando ele acidentalmente polimerizoutetrafluoroetileno formando politetrafluoroetileno (PTFE ou mais comumente conhecido pela marca da DuPontTeflon. Fluoropolímeros dividem as propriedades de fluorocarbonos naquelas em que não são tão suscetíveis às forças de Van der Waals como os hidrocarbonetos. Isso contribui para as suas propriedades antiaderentes e de redução do atrito. Além disso, eles são estáveis devido à estabilidade das múltiplas ligações carbono-flúor adicionadas a um composto químico. Fluoropolímeros podem ser mecanicamente caracterizados como termofixos ou termoplásticos. Elas são muitas vezes aplicadas a peças de metal fabricadas por pintura eletrostática a pó, ou presos em grandes folhas com epóxi para a cobrir o interior de grandes recipientes metálicos e não-metálicos

Exemplos de fluoropolímeros

PTFE (politetrafluoroetileno), comercializado pela DuPont sob a marca Teflon; comercializado pela Solvay Solexis sob as marcas de Algoflon e Polymist

PFA (Resina de polímero perfluoroalcóxico), comercializada pela DuPont sob a marca Teflon PFA, Hyflon.

Referências

– Teflon é uma marca registrada da DuPont

 Hyflon é uma marca registrada da Solvay Solexis S.p.A.

Revestimentos com polímeros oferecem propriedades únicas como lubrificação a seco e isolação elétrica aliadas a uma baixa densidade. Nas últimas décadas, houve um grande desenvolvimento na área de polímeros o que possibilitou a aplicação de revestimentos gerando camadas espessas, densas e bem aderidas, como aplicações em diâmetro interno de tubulações. 

Os principais materiais aplicados são:
– Poliuretano Ecológico;
– EVA;
– Poliamida 6 e 12 Ecológico;
– PTFE / PFA / PFE / ETFE;
– Resinas: Epóxi, Acrilica e Silicone;
– Resinas Naturais.
– PEEK;
– PEEK + PTFE;
– Xylan Ecológico;
– Xylar;
– Halar;

6 TIPOS DE REVESTIMENTOS DE FLUOROPOLÍMERO QUE VOCÊ DEVE CONSIDERAR

14 DE JANEIRO DE 2019

O revestimento de fluoropolímero é um método valioso para fortalecer as peças comerciais ou industriais usadas em equipamentos críticos. Este tipo de revestimento versátil oferece os seguintes benefícios:

  • Cria e estende a lubricidade

  • Aumenta a resistência em temperaturas extremas

  • Melhora a resistência à corrosão

  • Melhora as capacidades de suporte de carga

  • Reduz o atrito

  • Aumenta a resistividade da superfície

A questão é qual tipo de revestimento de fluoropolímero atende melhor às necessidades de sua peça específica.

QUE TIPOS DE REVESTIMENTOS DE FLUOROPOLÍMERO VOCÊ DEVE CONSIDERAR?

Estes são os seis tipos de revestimentos de fluoropolímero que oferecemos. Destacaremos o uso mais popular de cada revestimento, mas cada revestimento pode ser aplicado para uma variedade de finalidades em vários setores.

XYLAN

– Xylan é útil para corrigir deficiências ou defeitos de fabricação em peças de petróleo e gás.

– Este revestimento melhora a superfície de uma peça, fortalece a peça nas áreas desejadas, cria resistência contra a corrosão e reduz o atrito.

– Uma vez tratada, a peça será capaz de resistir a temperaturas extremas que variam de um mínimo de cerca de -100 graus Fahrenheit a um máximo de cerca de 500 graus Fahrenheit.

PTFE (POLITETRAFLUORETILENO)

– PTFE é usado principalmente na indústria de alimentos para melhorar as propriedades do material de cozimento para atender aos padrões da FDA.

– Este revestimento minimiza o atrito, cria extrema resistência ao desgaste em ambientes de cozimento, suaviza as superfícies e garante a conformidade com o grau alimentício.

– Uma vez tratada, uma peça reforçada com PTFE será capaz de resistir a temperaturas que variam de um mínimo de cerca de -100 graus Fahrenheit a um máximo de cerca de 400 graus Fahrenheit.

FEP (ETILENO PROPILENO FLUORADO)

– O FEP é semelhante ao PTFE como um revestimento usado principalmente na indústria de alimentos e bebidas para aumentar a resistência das superfícies de cozimento.

– Este revestimento é extremamente útil em ambientes industriais devido à sua resistência a fatores químicos, elétricos e mecânicos.

– Uma vez tratada, uma peça aprimorada com FEP pode suportar temperaturas de até 260°C.

PPS (SULFETO DE POLIFENILENO)

– PPS tem uma ampla variedade de usos industriais. Embora mais conhecidas por aprimorar peças usadas na fabricação de produtos químicos, as peças tratadas com PPS também são usadas na indústria automotiva, alimentos e bebidas e laboratórios médicos.

– Este revestimento aumenta a resistência das peças usadas em ambientes de alta pressão, cria excelente resistência química e aumenta a resistência ao desgaste para aumentar a longevidade.

De acordo com um recente relatório de pesquisa da indústria , a demanda por PPS na indústria automotiva é alimentada pela aplicação em válvulas de retorno de gases de escape, peças de carburador, placas de ignição e válvulas de controle de fluxo para sistemas de aquecimento.

– Depois de tratada, uma peça aprimorada com PPS pode suportar temperaturas extremas de cerca de 218°C a 370°C em alguns ambientes.

PVDF (FLUORETO DE POLIVINILIDENO)

– O PVDF é resistente como o aço. Esse revestimento é normalmente usado para aprimorar peças que são colocadas em indústrias críticas, como petróleo e gás, fabricação de produtos químicos, refinarias e outros ambientes industriais.

– Um revestimento espesso é aplicado para aumentar a resistência química, fortalecer a peça para fins de suporte de carga e suportar temperaturas extremas. Isso garante que a peça não quebre devido ao uso prolongado em ambientes difíceis.

– Depois de tratada, uma peça aprimorada com PVDF pode suportar temperaturas extremas de até 260°C.

TFE

– O TFE é normalmente usado em parafusos, eixos estriados e outras peças de alto funcionamento usadas nas indústrias automotiva, aeroespacial e de manufatura.

– O TFE aumenta o torque das peças usadas nos veículos, mantém o equilíbrio dinâmico das peças do avião, como a hélice, e mantém as peças da máquina operacionais, reduzindo o estresse e o atrito.

– Depois de tratada, uma peça aprimorada com TFE pode suportar temperaturas extremas de até 260°C.

Fontes :

http://www.ogramac.com.br

https://superiorshotpeening.com/news/6-types-fluoropolymer-coatings-consider

https://www.daikinchemicals.com/solutions/products/fluoropolymers.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoropol%C3%ADmero